Fortalecer a resposta do sistema de saúde à COVID-19 - Recomendações para a Região Europa da OMS Sumário de políticas, 1.º de abril de 2020

A experiência inicial nos países com transmissão comunitária em larga escala (China, Irã, Itália e Espanha) mostra que a COVID-19 exige uma mobilização sem precedentes dos sistemas de saúde. Ao agir em caráter de urgência, os países que ainda não atingiram o estado de transmissão comunitária podem ter uma janela estreita de oportunidade de reduzir a velocidade de transmissão, e preparar seus sistemas de saúde para mitigar o impacto do surto. Esta nota resume as recomendações para o fortalecimento da resposta do sistema de saúde à COVID-19 na Região Europa da OMS, para a quebra das cadeias de transmissão e para o diagnóstico e tratamento de casos, sem deixar de manter os serviços essenciais. As 16 recomendações refletem as características da COVID-19 e as práticas vigentes de organização e financiamento de sistemas de saúde baseadas em evidências e na experiência, além de práticas emergenciais de resposta à COVID-19 na Região e no âmbito global.

Acesse aqui o documento

Recomendações para o diagnóstico de COVID-19 na Atenção Primária à Saúde.

*Este texto é uma tradução adaptada do original “Recomendaciones de SUMEFAC para el diagnóstico de Covid19 en el primer nivel de atención del  Sistema Nacional Integrado de Salud”, da Sociedad   Uruguaya de Medicina Familiar e Comunitária  – SUMEFAC, de 12 de abril de 2020. Alguns trechos foram suprimidos na tradução por trazer referências ou normativas específicas do Ministério da Saúde   uruguaio e não se aplicarem ao contexto brasileiro.  * Este documento foi traduzido pela equipe da Unidade Técnica de Sistema e Serviços em Saúde da Organização Pan­‐Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.
  
AnexoTamanho
PDF icon recomendacoes_para_o_diagnostico_de_covid19_na_atencao_primaria_a_saude_.pdf81.66 KB

Manejo en casa del paciente con COVID-19

Una persona que es diagnosticada con COVID-19 por los servicios de salud, puede ser cuidada en el hogar si sus síntomas son leves. La persona enferma y un familiar deben seguir los líneamientos establecidos para reducir el contagio y procurar las buenas prácticas en el manejo de la enfermedad. El objetivo debe ser la curación y recuperación del enfermo y evitar la transmisión en la familia y en la comunidad.
 
AnexoTamanho
PDF icon honduras_quedate_encasa.pdf683.35 KB

Manejo en casa del paciente con COVID-19