Recomendações para o diagnóstico laboratorial de tuberculose durante a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19)

Dada a atual situação da pandemia da COVID-19, os países são orientados a continuar a adotar os algoritmos diagnósticos para tuberculose (TB) recomendados pela OPAS/OMS. Apesar das diferenças nos modos de transmissão da TB e do vírus responsável pela COVID-19, certas medidas de proteção pessoal são relevantes para ambas as doenças. As medidas de rotina para a proteção contra a TB devem continuar, juntamente com precauções adicionais para proteger os trabalhadores contra a COVID-19.

Acesse o documento aqui

Tuberculose e COVID-19: o que os profissionais da saúde e as autoridades devem saber.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está dando assessoria  aos Estados Membros que lideram a resposta da pandemia de COVID-19. O Programa Mundial de TB da OMS, e os escritórios regionais e nacionais da OMS, elaboraram uma nota informativa em colaboração com os interessados diretos.  O objetivo desta nota é ajudar os programas nacionais de TB e os profissionais da saúde a garantir a continuidade dos serviços essenciais para as pessoas afetadas pela TB durante a pandemia de COVID-19, gerando e motivando iniciativas inovadoras  focadas nas pessoas, além de potencializar o esforço conjunto para a abordagem das duas doenças. 

AnexoTamanho
PDF icon tuberculose_e_covid.pdf168.33 KB