COVID-19: como reduzir o estresse das crianças neste período de distanciamento social?

Para reduzir o estresse da criançada durante este período de distanciamento social, proporcione uma alimentação balanceada e nutritiva, sem industrializados, crie brincadeiras que possam ser feitas dentro de casa e coloque os pequenos para se exercitar.

 

Mitigação de efeitos negativos da COVID-19 na saúde mental

Este vídeo, destinado aos profissionais de saúde, apresenta dicas para ajudar a mitigar os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 na saúde mental.

Recomendações Importantes sobre Água, Saneamento e Higiene - COVID-19 nos Estabelecimentos de Saúde

As recomendações existentes sobre água, saneamento e higiene nos estabelecimentos de saúde são importantes para garantir o atendimento adequado ao paciente e proteger tanto pacientes quanto funcionários. Estas incluem: fornecimento suficiente de água potável segura para funcionários, cuidadores e pacientes, higiene pessoal, lavanderia e limpeza; banheiros adequados e acessíveis; gerenciamento seguro de dejetos, incluindo a manutenção das fezes e urina separados do contato humano, seu tratamento e descarte seguros no ambiente; higiene frequente das mãos usando a técnica adequada; limpeza e desinfecção periódica; e gerenciamento seguro de resíduos de saúde.

AnexoTamanho
PDF icon recomendacoes_wash_-_servicos_de_saude.pdf500.54 KB

Principais Mensagens sobre Água, Saneamento e COVID – 19 nas Instituições Responsáveis pelos Serviços de Água e Saneamento (esgoto)

Os responsáveis pelos serviços de água e saneamento têm um papel relevante na prevenção e controle do vírus causador da doença COVID-19, e é importante que o abastecimento de água, saneamento e higiene sejam gerenciados com segurança, garantindo o cumprimento das regulamentações nacionais. Recomenda-se ativar os mecanismos de coordenação entre os diferentes setores relacionados à água e saneamento, tais como: saúde, educação, habitação, meio ambiente, municípios, instituições governamentais e reguladoras, para facilitar ações conjuntas, oportunas e de maior impacto.

AnexoTamanho
PDF icon recomendacoes_wash_-_servicos_de_agua_e_esgoto.pdf424.8 KB

Boas Práticas de Higiene e de Distanciamento Físico

Orientação sobre boas práticas e distanciamento físico. 

AnexoTamanho
PDF icon boas_praticas_de_higiene_e_de_distanciamento_fisico.pdf5.24 MB

COVID-19: como lidar com o estresse durante a pandemia?

Somos todos os dias bombardeados com as mais diversas informações sobre COVID-19: quantas pessoas estão infectadas, quantas perderam suas vidas e como a pandemia está impactando nossas vidas.

 

Uma mensagem aos familiares e cuidadores(as) de pessoas idosas

Durante a pandemia de COVID-19, pessoas idosas, principalmente aquelas que sofrem com condições como a demência, podem ficar estressadas, ansiosas, com medo e insônia. Se você é familiar ou cuidador(a) de uma pessoa idosa, aperte o play e saiba como ajudá-la!

 

Comunicação de risco e engajamento comunitário (CREC). Prontidão e resposta ao novo coronavírus de 2019 (2019- nCoV).

Este documento fornece listas de verificação desenvolvidas pela OMS para comunicação de risco e engajamento comunitário e respostas iniciais ao novo coronavírus de 2019. O objetivo do documento é fornecer orientações para que os países implementem estratégias eficazes que ajudarão a proteger a saúde pública durante a resposta precoce. A OMS atualizará essas recomendações à medida que novas informações sejam disponibilizadas.

Acesse aqui o documento

COVID-19: Dicas para um dia a dia menos estressante em casa

Neste período de distanciamento social, manter hábitos saudáveis pode melhorar seu bem-estar físico e mental. Confira nossas dicas sobre o que fazer para ter um dia a dia com menos estresse em casa.

 

O álcool e a COVID-19. O que você precisa saber.

Frente à pandemia de COVID-19 (nova doença pelo coronavirus), os países do mundo precisam tomar medidas decisivas, para impedir a propagação do vírus. Nessas circunstâncias críticas, é essencial manter todos bem informados sobre outros riscos e perigos para a saúde para que possam permanecer seguros e sadios.
Este folheto informativo contém informações importantes que você deve saber sobre o consumo de álcool e a COVID-19. Aborda, entre outras coisas, a desinformação que está sendo difundida por meio das redes sociais e outros meios de comunicação sobre o álcool e a COVID-19.
 
AnexoTamanho
PDF icon o_alcool_e_a_covid-19_-_o_que_voce_precisa_saber.pdf167.96 KB

Páginas