Considerações para o ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da COVID-19.

Documento que apresenta medidas de saúde pública, incluindo as medidas de proteção individual (higienização das mãos, etiqueta respiratória), medidas ambientais, medidas de distanciamento físico e medidas relativas a viagens. Medidas de distanciamento físico aplicam-se a indivíduos ou comunidades, segmentos específicos da população, ou à população como um todo. Essas medidas não são mutuamente excludentes.

Acesse aqui o documento

Considerações para medidas de saúde pública relacionadas a escolas no contexto da COVID-19. (anexo - Considerações sobre o ajuste de medidas sociais e de saúde no contexto da COVID-19).

Este anexo traz considerações para tomadores de decisão e educadores sobre como ou quando reabrir ou fechar escolas no contexto da COVID-19. Essas decisões têm implicações importantes para as crianças, pais ou cuidadores, professores e outros funcionários, comunidades e para a sociedade de modo geral . O presente documento foi elaborado com base em uma revisão da literatura disponível, discussão com especialistas, parceiros regionais e exemplos de países. 

Acesse aqui o documento

Considerações sobre saúde pública e medidas sociais no local de trabalho no contexto da COVID-19. (anexo - Considerações sobre o ajuste de medidas de saúde pública e sociais no contexto da COVID-19, 10 de maio de 2020).

A COVID-19 é transmitida principalmente através de gotículas respiratórias ou contato com superfícies contaminadas. A exposição ocupacional pode ocorrer a qualquer momento no local de trabalho, durante viagens relacionadas ao trabalho para uma área com transmissão comunitária local, no trajeto de ida e volta do local de trabalho. O risco de exposição ocupacional à COVID-19 depende da probabilidade de contato próximo ou frequente com pessoas que possam estar infectadas com COVID-19 e pelo contato com superfícies e objetos contaminados. Os níveis de risco podem ser úteis na realização de uma avaliação de risco no local de trabalho para exposição à COVID-19 e no planejamento de medidas preventivas em locais de trabalho fora da área de saúde. Nessas categorias de risco, a expressão ‘sabidamente infectadas ou suspeitas de estarem infectadas com COVID-19’ geralmente se refere a pessoas que já apresentaram um exame ou diagnóstico positivo. Embora essas pessoas devam ser tratadas isoladamente, algumas profissões ainda podem ter um risco maior de exposição. Baixo risco de exposição – empregos ou tarefas sem contato frequente e próximo com o público em geral e outros colegas de trabalho, visitantes, clientes ou usuários, ou empregados terceirizados, e que não exigem contato com pessoas sabidamente infectadas ou suspeitas de estarem infectadas com COVID-19. 

Acesse aqui o documento

Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19): Orientação provisória, 19 de março de 2020.

O objetivo deste documento é oferecer orientações aos Estados membros sobre medidas de quarentena para indivíduos no contexto da COVID-19. Esse documento é voltado para aqueles que são responsáveis por definir a política local ou nacional de quarentena de indivíduos, e adesão a medidas de prevenção e controle de infecções.

Acesse aqui o documento

Preparando o local de trabalho para a COVID-19.

Quando alguém que tem a COVID-19 tosse ou expira, libera gotículas de fluído infectado. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como cadeiras, mesas ou telefones. Uma outra pessoa pode contrair a COVID-19 ao tocar em superfícies ou objetos contaminados, e então tocar os olhos, nariz ou boca. Se estiver a um metro de distância de alguém com a doença, uma pessoa pode contraí-la ao inalar as gotículas tossidas ou exaladas pelo outro. Em outras palavras, a disseminação da COVID-19 é semelhante à da gripe. A maioria das pessoas infectadas tem sintomas leves e se recupera. Entretanto, algumas pessoas têm uma doença mais grave e podem necessitar de atendimento hospitalar.  Indivíduos com imunidade baixa e aqueles que apresentam diabetes, doença pulmonar e cardíaca também estão mais vulneráveis a um quadro grave. O presente documento apresenta orientações sobre: 1. Medidas simples para prevenir a disseminação do vírus no local de trabalho. Como lidar com os riscos da COVID-19 ao organizar reuniões e eventos. O que considerar quando você e seus funcionários viajarem 4. Preparação do local de trabalho caso a COVID-19 chegue a sua comunidade.

Acesse aqui o documento

Mensagens e ações importantes para a COVID-19. Prevenção e controle em escolas.

O objetivo deste documento é fornecer orientações claras e úteis para garantir a segurança das operações por meio da prevenção, detecção rápida e controle da COVID-19 nas escolas e instituições de ensino. O conhecimento incentiva os alunos a se tornarem defensores da prevenção e controle da doença em casa, nas escolas e nas comunidades, conversando com outras pessoas sobre como prevenir a propagação do vírus. A manutenção da segurança das operações e a reabertura das escolas após o fechamento requerem muitas considerações, mas com um trabalho bem feito, é possível promover a saúde pública.

Acesse aqui o documento

Orientações o sobre prevenção e controle de infecções para instituições de longa permanência no contexto da COVID-19.

Esta orientação provisória é voltada para gestores de ILPs e seus respectivos pontos focais de IPC. O objetivo deste documento é oferecer orientações sobre PCI em ILPs dentro do contexto do COVID-10 para: 1) evitar que o vírus COVID-19 entre na instituição, 2) evitar que o vírus COVID-19 se espalhe na instituição, e 3) evitar que o vírus COVID-19 se dissemine para fora da instituição. A OMS irá atualizar essas recomendações conforme novas informações forem surgindo.

Acesse aqui o documento

Considerações para o uso de hotéis durante a pandemia de COVID-19.

A pandemia de COVID-19 vem causando nos países uma saturação e colapso nos serviços de saúde, que exigiram a implementação de estratégias para atender às necessidades resultantes do aumento progressivo da demanda por atendimento médico. A resposta dos serviços de saúde começa pela comunidade, com a educação da população, medidas de saúde pública e de prevenção por meio da atenção primária, além da coordenação e articulação com os hospitais. A ampliação da capacidade de resposta implica reforçar a atenção primária e a disponibilidade de recursos suficientes no âmbito hospitalar, por meio de medidas de reconversão de leitos, realocação da equipe de saúde, alta precoce dos pacientes, entre outras medidas. À medida em que essas capacidades da rede de serviços de saúde precisam ser reforçadas, ou que tenham sido superadas, é necessário considerar outras estratégias no nível comunitário. Uma dessas estratégias poderia ser o uso de hotéis como uma extensão dos estabelecimentos de saúde.

Acesse aqui o documento

Considerações sobre medidas de distanciamento social e medidas relacionadas com as viagens no contexto da resposta à pandemia de COVID-19.

As medidas não farmacêuticas incluem medidas de proteção pessoal, medidas ambientais, medidas de distanciamento social e medidas relacionadas com as viagens. Estas considerações detalham a implementação de medidas de distanciamento social e medidas relacionadas com as viagens (doravante denominadas “medidas”) descritas nos documentos de orientação provisórios da OMS Ações críticas de preparação, prontidão e resposta à COVID-19, Respondendo à propagação comunitária da COVID-19, e leva em conta o documento da OMS Medidas não farmacêuticas de saúde pública para mitigar o risco e o impacto da influenza epidêmica e pandêmica. No momento de redação deste documento, os países e territórios da Região das Américas experimentam, de modo geral, o mesmo cenário de transmissão. As considerações que estão sendo oferecidas encontram-se sujeitas a revisão à medida que a pandemia evoluir e houver mais informação disponível.

Nota redigida em 24 de abril de 2020: Este documento foi compartilhado com os escritórios da OPAS/OMS nos países das Américas em 3 de abril de 2020. Devido ao processo de edição e formatação, foram detectadas omissões que agora foram emendadas (ver texto em vermelho nas páginas 5 e 15).
Acesse aqui o documento

Fortalecimento da Preparação para a COVID-19 em Cidades e Entornos Urbanos. Orientação provisória para autoridades locais

A preparação em cidades e outros entornos urbanos é crítica para respostas efetivas à COVID-19 em nível nacional, regional e global. Esses centros enfrentam uma dinâmica única que afeta a preparação – eles servem como hub de viagens, apresentam risco mais alto de disseminação da doença devido às altas densidades populacionais, e possuem amplas redes de transporte público. Subpopulações diversas possuem diferentes necessidades socioculturais e contêm grupos vulneráveis. Alguns vivem em áreas populosas e em condições de habitação inadequadas, sem acesso a estruturas de higiene, saneamento e água segura e, além disso, aqueles que vivem em assentamentos informais geralmente estão mais sujeitos ao desemprego ou dependem da economia informal. As cidades também possuem centros de atendimento médico avançado e são críticas para sistemas de saúde mais amplos. Autoridades locais são responsáveis pela governança e formulação de políticas e desempenham um papel importante em todo o ciclo de gerenciamento de emergências – desde a preparação e prontidão à resposta até uma eventual recuperação da COVID-19.

Acesse aqui o documento

Páginas