Corticosteroides para COVID-19. Orientação provisória. 2 de setembro de 2020

Questão clínica: Qual é o papel dos corticosteroides sistêmicos no tratamento de pacientes com COVID-19? Público-alvo: O público-alvo consiste principalmente de médicos, seguido por tomadores de decisão na área de saúde. Prática atual: Os corticosteroides têm recebido atenção mundial como um tratamento potencialmente efetivo para a COVID-19. Esta orientação foi iniciada em 22 de junho de 2020 com a publicação do relatório preliminar do estudo RECOVERY, (1, 2) que agora foi publicado como artigo revisado por pares. Os corticosteroides fazem parte da lista modelo de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), prontamente disponíveis em todo o mundo a um baixo custo e de considerável interesse para todos os grupos de interessados.

Acesse o documento aqui

Orientação para manejo de caso clínico de síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS) após vacinação para prevenir doença por coronavírus (COVID-19). Orientação provisória. 19 julho 2021

O objetivo deste documento é fornecer orientações provisórias sobre o reconhecimento e o manejo clínico desse evento adverso raro, conhecido como síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS), após a vacinação. Essa síndrome recentemente relatada recebeu diferentes nomes, incluindo trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina (VIITT), trombocitopenia imune protrombótica induzida por vacina (VIPIT) e trombocitopenia trombótica induzida por vacina (VITT). No presente documento, o termo TTS será usado no contexto de vacinas de vetor de adenovírus contra COVID-19, a menos que especificado de outra forma.O conhecimento sobre a TTS após a vacinação com uma vacina de vetor de adenovírus COVID-19 está evoluindo rapidamente. Este documento tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a TTS no contexto da vacinação contra COVID-19 e, assim, ajudar os profissionais de saúde na avaliação e manejo de possíveis casos de TTS. As pessoas e os profissionais de saúde devem estar cientes dos sintomas de uma possível TTS para permitir o diagnóstico imediato e o tratamento precoce. Os profissionais de saúde devem estar cientes dos testes de diagnóstico relevantes e saber quais tratamentos devem ser administrados e quais devem ser evitados. Este documento analisa as informações existentes sobre a epidemiologia, os fatores de risco, a etiologia, o diagnóstico e o protocolo de manejo clínico para TTS com considerações específicas para países de baixa e média renda (PBMRs). Ele será revisado à medida que surgirem novas evidências.

Acesse o documento aqui

Ficha Informativa. Plataforma Clínica Global de COVID-19 para caracterização clínica e gestão de pacientes hospitalizados com suspeita ou confirmação de COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convida seus Estados Membros, serviços de saúde e outras entidades para contribuírem com a OMS na vigilância de dados clínicos de casos de pacientes hospitalizados com COVID-19, a fim de melhorar o entendimento global sobre a apresentação clínica dessa doença. A análise de dados clínicos padronizados e anônimos do mundo todo é essencial para o desenvolvimento de diretrizes baseadas em evidências para o manejo clínico da COVID-19 e para subsidiar respostas de saúde pública.

Acesse o documento aqui

Hipertensão e COVID-19. Informe científico. 17 de junho de 2021

Doenças crônicas não transmissíveis já foram identificadas como fatores de risco para infeção pelo SARS CoV-2 e como fatores prognósticos de quadro grave de COVID-19, além de outros desfechos desfavoráveis (por ex., internação em unidades de cuidados intensivos ou mortalidade). A hipertensão é uma doença não transmissível que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda não se sabe se a hipertensão arterial aumenta o risco de infeção pelo SARS CoV-2 ou o risco de quadro grave de COVID-19. Como base para este informe científico, uma rápida revisão sistemática foi encomendada para examinar se a hipertensão aumenta o risco de infecção pelo SARS CoV-2 e o risco de quadro grave de COVID-19. Este informe resume o papel da hipertensão como fator de risco e prognóstico na COVID-19, identificando, ao mesmo tempo, lacunas de pesquisa e conhecimento.

 

Acesse o documento aqui

Tratamento clínico da infecção respiratória aguda grave quando há suspeita de infecção pelo novo coronavírus (2019-nCoV).

Essa é a primeira edição deste documento para o novo coronavírus, publicação de uma adaptação do manejo clínico da OMS sobre a infecção respiratória aguda grave quando há suspeita de infecção por MERS CoV (2019). Este documento destina-se aos clínicos que cuidam de doentes adultos hospitalizados e pediátricos com infecção respiratória aguda grave quando há suspeita de infecção pelo 2019-nCoV. Destina-se a reforçar a gestão clínica desses pacientes e fornecer orientação atualizada. As melhores práticas são essenciais, incluindo a prevenção e controle de infecção e os cuidados de apoio otimizados para doentes graves.

Acesse aqui o documento

Uso de exames de imagem de tórax na COVID-19: guia de aconselhamento rápido. Anexo B da internet. Tabelas de evidências para a tomada de decisão GRADE

Uso de exames de imagem de tórax na COVID-19: guia de aconselhamento rápido Anexo B da internet. Tabelas de evidências para a tomada de decisão GRADE

Acesse o documento aqui

Especificações técnicas para seleção de testes diagnósticos in vitro essenciais para SARS-COV-2. 14 de junho de 2021

As especificações técnicas permitem que os gestores/agências de compras adotem abordagem sistemática e livre de viés no processo de seleção de produtos médicos. Essa abordagem resulta na compra, locação ou doação de artigos adequados, em conformidade com as necessidades de cadanível de atenção do sistema de saúde com os requisitos locais. Elas também instruem os profissionais de engenharia biomédica, o setor privado de saúde, a indústria de dispositivos médicos, as agências intergovernamentais e internacionais sobre as caraterísticas dos produtos necessários. O objetivo desta publicação é fornecer informações relativas a especificações técnicas dos testes de antígeno e testes de ácido nucleico (em inglês, NAT – Nucleic Acid Test) para o SARS-CoV-2.

Acesse o documento aqui

Atendimento domiciliar para pacientes com COVID-19 que apresentam sintomas leves e manejo de seus contatos.

A OMS preparou esta orientação provisória com recomendações relativas à prestação de assistência domiciliar segura para pacientes com suspeita de infecção por COVID-19, com sintomas levesa, e medidas de saúde pública relativas ao gerenciamento de seus contatos. Este documento foi adaptado da orientação provisória para infecção por coronavírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), publicada em junho de 20181. Ele se pauta nas diretrizes baseadas em evidência publicadas pela OMS, incluindo o documento Infection prevention and control of epidemic- and pandemic- prone acute respiratory diseases in health care,2 e nas informações atualmente disponíveis sobre COVID-19. Estas orientações rápidas foram atualizadas com as informações mais recentes e têm o objetivo de guiar os profissionais de saúde pública e de prevenção e controle de infecção (PCI), bem como gerentes de saúde e profissionais de saúde, nas questões relativas à assistência domiciliar para pacientes com suspeita de infecção por COVID-19 que apresentem sintomas leves, bem como o gerenciamento de seus contatos. Esta orientação baseia-se nas evidências disponíveis para o vírus COVID-19 e na possibilidade de se implementar medidas domiciliares de prevenção e controle de infecções. Para os fins deste documento, o termo “cuidador” refere-se a pais, cônjuges e outros familiares ou amigos, sem capacitação formal na área de saúde.

Acesse aqui o documento

Testes de diagnóstico para SARS-CoV-2. Guia provisória.11 setembro 2020

Este documento fornece orientações provisórias para laboratórios e outras partes interessadas envolvidas no diagnóstico da síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2). As principais considerações para a coleta de amostras, teste de amplificação de ácido nucleico (NAAT), antígeno (Ag), detecção de anticorpos (Ab) e garantia de qualidade são abordados WHElab@who.int. Alterações da versão anterior: O título desta guia provisória mudou de “Testes de laboratório para COVID-19 em casos humanos suspeitos” para “Testes de diagnóstico para SARS-CoV-2”. Informações adicionais relevantes e um algoritmo de diagnóstico clínico foram adicionados ao documento. Além disso, a guia foi atualizada com novas descobertas da literatura e melhores práticas.

Acesse o documento aqui

Nota Informativa da OMS COVID-19: Considerações sobre cuidados com a tuberculose (TB). 5 de maio de 2021

Esta nota Informativa destina-se principalmente a profissionais de saúde e elaboradores de políticas públicas envolvidos no tratamento de pessoas com TB e na gestão de serviços de TB durante a pandemia de COVID-19. Ele baseia-se em questões que, muitas vezes, surgem durante os trabalhos contínuos para prevenir e o atendimento da TB. Ele será atualizado à medida que surjam novas evidências. O documento está disponível na página do Programa Global de TB da OMS (httpspublic://p1ffr2tvv1163k16f5jsc2hst3n4.jpgwww.who.int/health-topics/tuberculosis). Enquanto o mundo continua enfrentando a pandemia de COVID-19, é importante garantir que serviços e operações essenciais para outros desafios de saúde de longa data continuem protegendo a vida das pessoas com tuberculose (TB) e outras doenças ou quadros de saúde. Os serviços de saúde, incluindo programas nacionais de combate à TB, precisam trabalhar ativamente para garantir uma resposta eficaz e rápida à COVID-19, além da manutenção dos serviços de TB. Os trabalhos de modelagem empreendidos em 2020 indicaram que, se a pandemia de COVID-19 causasse uma redução global de 25% na detecção de TB prevista durante seis meses, poderíamos esperar um aumento de 26% nas mortes por TB, o que nos levaria de volta aos níveis de mortalidade de 2012. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está aconselhando os estados-membros encarregados da resposta à atual pandemia de COVID-19. O Programa Global de TB da OMS, juntamente com os escritórios regionais e nacionais da OMS, elaborou esta Nota Informativa, em colaboração com outras partes interessadas. Esta nota destina-se a ajudar os programas nacionais de TB e os profissionais de saúde a manter urgentemente a continuidade dos serviços essenciais para as pessoas acometidas pela TB durante a pandemia da COVID-19.

Acesse o documento aqui

Páginas