Gestão dos Profissionais de Saúde no Combate à COVID-19: protegendo os profissionais de saúde e de apoio.

O planejamento dos Recursos Humanos em Saúde (RHS) é essencial para garantir a preparação para a resposta, melhorar a capacidade de enfrentar o aumento do número casos e garantir a quantidade suficiente de profissionais mais eficientes e produtivos, proporcionando-lhes treinamento, proteção, direitos, reconhecimento e as ferramentas necessárias para o cumprimento de suas funções.

Este documento traz considerações, ferramentas e recomendação de documentos e sites de orientações técnicas fornecidas pela OPAS e OMS em um dos aspectos necessários no processo de planejamento dos RHS no combate à COVID-19, a “proteção dos profissionais de saúde e de apoio das instituições de saúde”, sendo estruturado em: Fornecer treinamento adequado e oportuno sobre cuidado e autocuidado; Garantir o conhecimento dos direitos, funções e responsabilidades; Apoiar a saúde mental e o bem-estar psicossocial e; Estabelecer um sistema para reportar casos relevantes de exposição de funcionários.

AnexoTamanho
PDF icon protegendo_os_trabalhadores_de_saude_.pdf1.69 MB

Gestão dos Profissionais de Saúde no Combate à COVID-19: mobilização de recursos humanos em saúde.

Para enfrentar a pandemia de COVID-19, os países e as instituições de saúde devem ter a capacidade de responder com Recursos Humanos em Saúde (RHS) quantidade, com capacidade e habilidades adequadas às necessidades da população, de forma oportuna, pertinente, eficiente e eficaz. A gestão eficaz dos RHS permitirá que os sistemas de saúde respondam de forma oportuna, melhorando os resultados do atendimento, racionalizando o consumo de insumos e reduzindo o estresse da equipe.

Este documento traz considerações, ferramentas e recomendação de documentos e sites de orientações técnicas fornecidas pela OPAS e OMS em um dos aspectos necessários no processo de planejamento dos RHS no combate à COVID-19, o “estabelecimento de um processo para prever as necessidades de recrutamento de trabalhadores e a sua possível mobilização”, dividindo-se em: Mapeamento da disponibilidade, necessidades e lacunas na capacidade da força de trabalho em saúde; Recrutamento de trabalhadores adicionais; Reorganização e distribuição de funções e; Considerações para facilitar uma resposta rápida.

AnexoTamanho
PDF icon mobilizacao_de_recursos_humanos.pdf1.21 MB

Checklist para a gestão dos recursos humanos em saúde em resposta à COVID-19, 6 de maio de 2020.

 A gestão efetiva dos recursos humanos permitirá que os sistemas da saúde respondam a tempo, melhorem os desfechos em saúde, racionalizem o uso de recursos e reduzam o estresse das equipes. A pandemia da COVID-19 apresenta desafios quanto à garantia da disponibilidade de trabalhadores da saúde em áreas de alta demanda, com as capacidades necessárias para responder de forma adequada ao aumento da demanda e expansão dos serviços, bem como à possível redução no pessoal disponível devido a, entre outras coisas, doenças, situações de risco e questões pessoais ou familiares. O planejamento de recursos humanos é essencial para garantir a preparação para a resposta, ampliar a capacidade para demanda em momento de pico, e garantir uma quantidade suficiente de trabalhadores da saúde que sejam mais eficientes e produtivos, fornecendo a eles treinamento, proteções, direitos, reconhecimento e ferramentas necessárias para desempenhar suas funções.

Acesse aqui o documento

Cuidados para profissionais da saúde expostos ao novo coronavírus (COVID-19) em estabelecimentos de saúde.

Este documento fornece diretrizes de cuidados para profissionais da saúde expostos ao novo coronavírus (COVID-19) em estabelecimentos de saúde, e conduta na exposição ocupacional ao vírus. Esta ferramenta irá ajudar a determinar o risco de infecção dos profissionais da saúde que foram expostos a um paciente com COVID-19 e orientar as decisões sobre as ações apropriadas. Além disso, oferece recomendações para a conduta adequada com esses profissionais da saúde, de acordo com o risco de infecção. Estas recomendações são preliminares e sujeitas à revisão, à medida que novas evidências estiverem disponíveis.

Acesse aqui o documento

Uso racional de equipamentos de proteção individual para a doença causada pelo novo coronavírus 2019.

Este documento resume as recomendações da OMS para o uso racional de equipamentos de proteção individual (EPIs) em locais de assistência à saúde e na comunidade, bem como durante a movimentação de cargas; nesse contexto, os EPIs incluem luvas, máscaras cirúrgicas, óculos de proteção ou proteção facial e batas cirúrgicas, bem como itens para procedimentos específicos, respiradores e aventais. Este documento foi preparado para pessoas envolvidas na distribuição e no gerenciamento de EPIs, bem como para autoridades de saúde pública e indivíduos que atuam na comunidade e em locais de assistência à saúde, e seu objetivo é oferecer informações sobre situações em que o uso de EPIs é mais adequado.

Acesse aqui o documento

Surto da doença coronavírus (COVID-19): direitos, papéis e responsabilidades dos trabalhadores da saúde, incluindo as principais considerações sobre segurança e saúde ocupacionais.

Os trabalhadores da saúde estão na linha de frente para resposta ao surto de COVID-19, portanto, estão expostos a perigos que os colocam em risco de infecção. Os perigos incluem exposição ao patógeno, longas jornadas de trabalho, estresse emocional, fatiga, síndrome do esgotamento físico e mental ligado ao trabalho (síndrome de burnout), estigma, e violência física e psicológica. Este documento destaca os direitos e responsabilidades dos trabalhadores da saúde, inclusive as medidas específicas necessárias para proteger a segurança e a saúde ocupacional.

Acesse aqui o documento

Proteja-se do novo coronavírus.

COVID-19 é uma nova doença respiratória causada por um coronavírus. Atualmente, o contágio ocorre principalmente de pessoa para pessoa.
 
AnexoTamanho
PDF icon lona_corona.pdf204.54 KB

Como COLOCAR os equipamentos de proteção individual (EPIs)

Os cinco passos de como colocar os equipamentos de proteção individual (EPIs).
 
AnexoTamanho
PDF icon epi_.pdf1.22 MB

Avaliação de risco e gerenciamento da exposição de trabalhadores da saúde no contexto da COVID-19.

Esta ferramenta destina-se a serviços de saúde que atendem pacientes de COVID-19. O formulário deve ser preenchido para todos os trabalhadores da saúde que tenham sido expostos a um paciente com confirmação de infecção por COVID-19. Esta ferramenta ajuda a avaliar o risco dos trabalhadores da saúde após a exposição, e fornece recomendações de como proceder nesses casos. Os objetivos são: • Determinar a categoria de risco de cada trabalhador da saúde após a exposição a um paciente de COVID-19 (vide a seguir Parte 1: Formulário de avaliação de risco de exposição ao vírus da COVID-19 para trabalhadores da saúde). • Fornecer orientações sobre como proceder em casos de exposição de trabalhadores da saúde, com base no risco (vide a seguir Parte 2: Gerenciamento de trabalhadores da saúde expostos ao vírus da COVID-19)

Acesse aqui o documento

COVID-19: Saúde e segurança ocupacional para os profissionais da saúde: Orientação provisória. 2 de fevereiro de 2021

Este documento é uma atualização da orientação provisória da Organização Mundial da Saúde (OMS), Coronavirus disease (COVID-19) outbreak: rights, roles and responsibilities of health workers, including key considerations for occupational safety and health [Surto da doença coronavírus (COVID-19): direitos, papéis e responsabilidades dos profissionais da saúde, incluindo as principais considerações sobre segurança e saúde ocupacional], de 18 de março de 2020. Esta versão, baseada em evidências novas e emergentes, dá orientação sobre medidas de saúde e segurança ocupacional para profissionais da saúde e serviços de saúde ocupacional no contexto da pandemia da COVID-19. Além disso, atualiza os direitos e as responsabilidades pela saúde e segurança no trabalho dos profissionais da saúde segundo as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Acesse o documento aqui