Preparação, prontidão e ações de respostas crítica ao COVID-19.

Este documento descreve as ações de preparação, prontidão e ações de resposta crítica ao COVID-19 para cada cenário de transmissão.

Acesse aqui o documento

Manejo de viajantes doentes nos Pontos de Entrada (aeroportos, portos marítimos e passagens de fronteira internacionais) no contexto da COVID-19.

Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), as autoridades sanitárias nos pontos de entrada devem estabelecer planos de contingência e ações efetivos em resposta a uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, e comunicar com o Ponto Focal Nacional do RSI no tocante a medidas relevantes de saúde pública. Este documento fornece orientações sobre a detecção e manejo dos viajantes doentes com suspeita de COVID-19 nos pontos de entrada e em meios de transporte de qualquer natureza.

Acesse aqui o documento

Ferramenta de revisão das capacidades nacionais para o novo coronavírus (nCoV).

Este documento apresenta uma ferramenta para a revisão de capacidades existentes na área de detecção e resposta ao novo coronavírus. Estas informações ajudarão as autoridades nacionais a identificar as principais lacunas, realizar avaliações de risco e planejar investigações adicionais, ações de resposta e controle.

Acesse aqui o documento

Resposta à transmissão comunitária da COVID-19.

Este documento fornece orientação técnica para as autoridades governamentais, profissionais de saúde e outras partes interessadas para orientar a resposta à disseminação da comunidade. ele será atualizado à medida que novas informações ou orientações técnicas estiverem disponíveis.

Acesse aqui o documento

Considerações sobre a investigação de casos e agregados de casos (clusters) do COVID-19. Orientação provisória, 13 de março de 2020.

Este documento oferece orientação operacional aos Estados Membros para a investigação rápida dos casos suspeitos da COVID19 após um alerta ou sinal. É uma ferramenta a ser utilizada por autoridades de saúde locais, regionais ou nacionais que abordam considerações na investigação de casos de COVID19.

Acesse o documento aqui

Plano estratégico de preparação e resposta à COVID-19 (SPRP). Estrutura de monitoramento e avaliação, 5 de junho de 2020

Coletar e analisar indicadores de resposta globais e do país em relação às ações ou processos planejados é essencial para garantir a responsabilidade e a transparência no monitoramento do progresso e na identificação de lacunas. A Estrutura de Monitoramento e Avaliação do Plano Estratégico de Preparação e Resposta (SPRP) à COVID-19 (Estrutura de M&A COVID-19) enumera os principais indicadores de saúde pública e serviços essenciais e sistemas de saúde para monitorar a preparação, resposta e situações durante a pandemia da COVID-19.

Acesse o documento aqui

Ações práticas nas cidades para fortalecer a preparação para a pandemia da COVID-19 e ações posteriores Uma lista de verificação provisória para as autoridades locais

Este documento acompanha a orientação provisória “Fortalecimento da Preparação para a COVID-19 em Cidades e Entornos urbanos”, que complementa o Plano Estratégico de Preparação e Resposta à COVID-19 (SPRP na sigla em inglês) e a atualização de estratégia. Ele detalha e expande as ações recomendadas conforme o listado na orientação provisória e fornece uma ferramenta, a lista de verificação, para as autoridades locais, líderes e formuladores de políticas nas cidades visando melhorar a preparação para a pandemia da COVID-19 e ações posteriores. Não se trata de documento prescritivo e nem exaustivo e deve ser adaptado aos marcos regulatórios nacionais, às competências dos atores subnacionais/estaduais e aos contextos sociais, culturais e econômicos locais. A lista de verificação não pretende substituir outras orientações e planejamentos, mas complementá-los, ajudando as autoridades locais a garantir que as áreas principais tenham sido cobertas.

Acesse o documento aqui

Orientação para a Condução de Revisão Intra-Ação (IAR) Nacional da COVID-19. 23 de julho de 2020

Com a expectativa de que a pandemia da COVID-19 possa continuar nos próximos meses, a OMS, em colaboração com seus escritórios e parceiros regionais, desenvolveu estas orientações para apoiar os países, à medida que analisem seus esforços contínuos de resposta, por meio de processos de aprendizado e aprimoramento contínuos. Para os fins desta orientação, uma revisão intra-ação (IAR) é definida como uma discussão facilitada e liderada por um país que permite que as partes interessadas nacionais e subnacionaisda resposta à COVID-19 (i) reflitam sobre as ações adotadas para se preparar e responder ao surto de COVID-19 no país, de modo a identificar as melhores práticas atuais, lacunas e lições aprendidas, e (ii) proponham ações corretivas para melhorar e reforçar a resposta contínua à COVID-19. Além disso, os achados e recomendações da IAR podem contribuir para a melhoria no manejo de emergências simultâneas e na segurança de saúde em longo prazo. Uma IAR proporciona uma oportunidade de analisar a capacidade funcional dos sistemas de saúde pública e de resposta emergencial nos níveis nacional e subnacional, bem como de identificar áreas práticas que precisam de remediação imediata ou que podem ser alvo de melhoria sustentada da resposta ao surto.

Acesse o documento aqui

Ferramenta da OMS para Avaliação de Risco da COVID-19 em Eventos com Aglomerações - Eventos Genéricos, Versão 2

Acesse o documento aqui

Ferramenta da OMS para Avaliação de Risco de COVID-19 em eventos com aglomeração de pessoas: Eventos Esportivos. Versão 2

O conteúdo desta ferramenta de Avaliação de Risco foi atualizado para refletir as novas orientações da OMS e novas evidências sobre a COVID-19 e os eventos com aglomeração de pessoas, bem como as devolutivas dos usuários finais. Melhorias adicionais foram feitas na forma como as informações são organizadas e apresentadas: agora a Árvore de Decisão está integrada à ferramenta e uma nova aba dedicada à Comunicação de Risco foi adicionada. A ferramenta expandida agora inclui seis abas: 1. Instruções; 2. Árvore de Decisão; 3. Avaliação da Risco; 4. Mitigação de Risco; 5. Matriz de Decisão; 6. Comunicação de Risco. O planejamento rotineiro de eventos com aglomeração de pessoas inclui a realização de avaliações de risco para determinar o risco geral de propagação da doença ligado a um evento com aglomeração de pessoas. Em virtude do surto atual de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu esta ferramenta de avaliação de risco para eventos esportivos. Inclui uma avaliação de risco, mitigação de risco e estratégia de comunicação de risco desenvolvida para uso por países-sede e organizadores de eventos com aglomeração de pessoas para avaliar o risco específico de COVID-19.

Acesse o documento aqui

Páginas